assistência médica

Hospital de Caridade inaugura Unidade de Tratamento Oncológica


Foto: Renan Mattos (Diário)

Seguindo uma série programada de adequações de áreas físicas, que começou ainda no ano passado, o Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (HCAA), em Santa Maria, inaugurou, na noite da última quarta-feira, um novo e moderno espaço voltado ao tratamento de pacientes com câncer. A Unidade 800, batizada de Unidade de Tratamento Oncológica Dr. Waldir Veiga Pereira, funciona junto ao hospital e tem previsão para restabelecer o funcionamento pleno e retomar os atendimentos na próxima segunda-feira.

Oito meses após saída de cubanos, ainda há 10 vagas no Mais Médicos na região

A unidade tem capacidade para 28 leitos (14 leitos privativos e outros 14 semiprivativos) e, com isso, a direção do hospital pretende se tornar referência na área oncológica na região centro-oeste do Estado. Só no ano passado, o serviço de oncologia do hospital teve 1.098 internações.

- Fizemos uma unidade com todos os recursos tecnológicos, mas também pensando em dar mais conforto aos pacientes. Temos medicina nuclear, unidade de radio e quimioterapia, serviço de diagnóstico por imagem, cirurgia oncológica, UTI para receber esses pacientes depois da cirurgia, entre outros serviços. O hospital está se preparando para ter várias unidades especializadas - destacou o médico cardiologista e clínico geral Luiz Gustavo Thomé, diretor técnico do HCAA.

Na ocasião, também foram apresentadas outras unidades, como a brinquedoteca, e algumas inovações que buscam garantir o bem-estar dos pacientes atendidos. Uma dessas novas tecnologias para o tratamento é a "touca inglesa", equipamento de crioterapia capilar que reduz a queda de cabelo em pacientes submetidos à quimioterpia.

Ministério suspende contratos para produção de 19 remédios e vacina

Além da touca inglesa, o Hospital de Caridade estuda adquirir um equipamento que, através de uma tomografia associada à medicina nuclear, detecta os tumores no corpo, tecnologia que só é encontrada, hoje, em cidades como Caxias do Sul e Porto Alegre. A ideia é ampliar o diagnóstico e melhorar o acompanhamento.

Para isso, a unidade ambulatorial da oncologia também está passando por reformas, com o objetivo de ampliar o número de atendimentos. Outra unidade que deve passar por adequações em breve é a Unidade 700, onde ficará localizada a unidade de cirurgias, no mesmo andar do bloco cirúrgico, para garantir mais segurança ao paciente. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Exame de revalidação de diplomas de medicina terá mais de uma edição por ano Anterior

Exame de revalidação de diplomas de medicina terá mais de uma edição por ano

Oito meses após saída de cubanos, ainda há 10 vagas no Mais Médicos na região Próximo

Oito meses após saída de cubanos, ainda há 10 vagas no Mais Médicos na região

Saúde